Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Resenha: A Menina que roubava Livros (o filme)

Oi meu povo e minha pova, como vocês estão? Assim como a Sté B., eu também estive sumida, mas a vida é assim mesmo... Trouxe um resenha quentinha pra vocês que vou fazer com muito amor no coração <3
Vamos lá?


A menina que roubava livros ( The book Thief )
Direção: Brian Percival
Nacionalidade: EUA, Alemanha
31 de janeiro de 2014 (2h11min)
Drama
Com Emily Watson <3




Veio o filme de um livro muito querido na minha vida (que infelizmente nunca terminei de ler). Tive medo do filme ser um droga, puramente comercial, hollywood e blá,blá, blá, mas  me surpreendi. O filme é de um delicadeza impar, pra mim, que gostei muito dessa adaptação, tudo ficou bem feito (mesmo com um defeito ou outro). Não sou de fazer resenhas, então só pra esclarecer, não quero contar a historia do filme/livro, e sim pincelar minhas impressões sobre essa lindeza de filme.

Então eu amo filmes que se passam na 2ºGuerra e tem crianças/jovens, porque a simplicidade delas e a pureza simplesmente me encantam. Por exemplo, O Menino do pijama listrado, eu acho incrível aquela parte que o Bruno e Shmuel não entendem porque os judeus estão presos ali, e ignoram o fato de estarem separados por um grade e viram grandes amigos. Isso me toca muito, imagino como as crianças dessa época sofreram por não entender o porque de tudo aquilo. A menina que roubava livros exprime isso de forma ainda mais formidável, na cena do lago onde Liesel e Rudy gritam que odeiam Hitler e falam de seus motivos é muito tocante, quantos jovens meninos não tiveram que servir o exercito nazista sem querer? Quantas crianças foram separadas de suas famílias na tentativa de sobreviver? Mas o filme não retrata isso de um jeito pesado, é bem leve ao meu ver, a única coisa que me incomoda é como eles deixam as emoções em blocos e correm com a história. No livro a narrativa é bem lenta de detalhada,  acho que por ser um livro né, e demorar mais para os leitores criarem as imagens mentais na cabeça, e também pelo fato da narração ser feita pela morte.

Gostei do modo como eles introduziram o fato da morte narrar a historia, ficou bem sútil e bacana, mas acho que ficou faltando algumas pinceladas, enfim. Eu gostei da escolha dos atores, não tem muitos superfamososfodasdooscar, mas em criancinhas lindas que interpretam muito bem. Além do figurino que achei super bem feito e coeso com o filme, e o cenário também, tudo bem simples e muito bem feito!


Vai aí uma tabelinha resumo:


Filme Livro
Prós Boa opção para o preguiçosos, bem adaptado, bem ambientado, um filme muito bonito. Extremamente bem escritos, apesar de não ter lido tudo, é um dos melhores livros que já li. Narrativa envolvente e personagens profundos
Contras Narrativa muito acelerada que acaba "forçando" os sentimentos e a passagem de tempo no filme, perdendo alguns bons detalhes. Narrativa meio seca, as vezes, dá uma agonia, mas nada que te impeça de ler .


No fim, só diga uma coisa, veja o filme, mas se você não leu o livro, leia também.


Viu o filme?
Comenta com a gente as suas impressões também <3


Beijos



2 comentários:

  1. Eu assisti o filme e: amei, amei, amei, amei. Achei muito triste o fato do Rudy morrer sem completar o "eu te amo" pra Liesel.
    Adorei a morte narrando, foi algo tão sutil ...

    http://listadasnuvens.blogspot.com.br/
    ^~^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu amei o Rudy, é daquelas pessoas pra vc por numa caixinha e guardar só pra vc <3

      Excluir