Translate

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Descobrindo: TED

Olha eu aqui de novo :)

Vamos ao assunto de hoje, escolhi falar do TED *não é um urso de pelúcia*. Você conhece?

Se sim, continue lendo que vou falar de uns vídeos mais para o fim;
Se não conhece...... shame of you! *mas bora conhecendo então*.


Um pouco sobre a organização



 TED é uma organização sem fins lucrativos com o fim de disseminar a ideia de "Ideias que valem a pena compartilhar". Eles reúnem pensadores e realizadores de diversas áreas *o TED é divido por seções* para falar de suas vidas, desafios, pesquisas, e outras coisas em pouco minutos *média de 18min*. Em resumo, eles querem construir um centro de conhecimento livre de pensadores de todo o mundo *isso não é lindo?* e uma comunidade de pessoas curiosas *me identifico, e você?* .


O Conteúdo



Você pode encontrar desde as mais recentes pesquisas em neurologia, à palestras motivacionais mais lindas da vida *eu posso provar mais abaixo :) *. É tudo de GRAÇA,  e de alta qualidade.  Eu, particularmente vejo mais o TED Talks, que é um resumo de algumas Conferência TED, sob o pretexto de "ideias que merecem ser espalhadas", em geral, são assunto mais acessíveis e que geram interesse global e massivo; e o TEDx, que é a experiência TED a um nível local *já teve até na USP Leste =O *, são coordenados e planejados de forma independente pelos iniciadores. Mas em suma, todo o conteúdo quer te levar a uma compreensão e reflexão mais profunda sobre o mundo, e consegue viu!


Para dar um gostinho especial


Para que você não fique apenas aqui lendo sobre como o TED é legal, vou fazer uma breve reflexão sobre 2 videos dos quais eu gosto muito *espero que vocês gostem também*.




Esse vídeo é de uma mulher chamada Chimamanda Adichie, ela se define com uma contadora de história. No vídeo ela faz uma reflexão, a partir de histórias pessoais, sobre o perigo de uma única história, ou melhor traduzindo, de um único lado da história.
Bem quantas vezes já não ouvimos uma única versão de uma história e tivemos percepções e imagens erradas sobre algo? Muitas vezes, comentam e me dizem que uma pessoa X é muito ruim, é uma pessoa errada, que é melhor não conhece-la, e que essa pessoa não tem nada de bom. Como você vê essa pessoa depois de comentários assim? De um jeito péssimo é claro, e o pior é quando associam aos esteriótipos e pré-conceitos (fulano é ruim porque é negro, ciclano é errado porque é pobre, aconteceu isso com beltrana porque ela usa roupas assim). Ok, todos temos esteriótipos nas nossas pequenas cabecinhas, SIM *não se exclua, esteriótipos garantem a economia de esforços cognitivos, por isso todos temos*, porém, tem gente que simplesmente aceita, e gente que pensa e não se prende a isso. 
No video, ela explora de forma genial a forma que geramos pré-conceitos das pessoas, situações... E é incrível como isso é recorrente na nossa vida, nos acostumamos em ver apenas um lado da história, a julgar e rotular por conta de uma única visão. Não alimentamos nossa imaginação com diversas realidades e situações *não se aplica a todos :) *, mas nos acostumamos em estar sempre ali, com uma rotina, uma visão, uma única história.
Prefiro não falar dos exemplos que a Chimamanda dá, se não estrago o vídeo. Então vejam e tirem suas próprias conclusões e reflexões *e não deixem de compartilhar com a gente!!*.

2-Como você se define? Lizzie Velasquez



Esse vídeo é lindo e quase me fez chorar. Você ta reclamando da sua vida, do seu peso, da sua aparência? VEJA, e pense um pouco *eu fiz isso, e me fez muito bem*.
Nesse vídeo, Lizzie, que tem uma síndrome que não permite que ela engorde *ela não passa de 29 Kg * fala de como foi sua vida, e enfoca no ponto em que publicaram um vídeo com fotos dela intitulado: "A mulher mais feia do mundo", o pior vem depois, em alguns comentários as pessoas diziam para ela fazer um favor ao mundo e se matar *COMO ASSIM? Me impressiono com as pessoas babacas e com o que elas dizem*.
Cara, a beleza, ou não beleza dela afeta alguém? Ela tá prejudicando alguém sendo feia ou bonita? Sério, se eu fosse ela achava essas pessoas e metia um processo, mandava dar um surra, sei lá, como alguém pode ser tão superficial ao ponto de dizer para outra pessoa se matar? Se matar por motivos toscos? Bem, mas a fantástica Lizzie, que é uma garota admirável, vi alguns outros discursos dela *e valem muito a pena*, usou desse comentários para se fortalecer, para provar para o mundo que a aparência dela não ia impedi-la de realizar seus sonhos. Dito e feito.
Achei muito legal como ela coloca a auto-imagem que temos, sabe, as vezes ficamos para baixo porque o mundo nos vê por uma única visão. Ninguém pode te definir se não conhece sua vida e sua trajetória, isso é algo que é só seu, isso é a sua beleza, é a jornada que trilhamos que nos define, não comentários e percepções dos outros.
Vejam o vídeo, não com aquela perspectiva de: " blá, blá, blá, é só mais uma história de superação.."  e sim com um olhar de "esse é um outro lado da história *vídeo 1 detected*".


Bem, é isso. Amem o TED vocês também que faz bem para vida <3

Compartilham suas opiniões sobre os vídeos hein?  *por favor não sejam maus, só um legal/bacana/daora  já deixam um menina feliz *


Beijos e até :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário